Agricultura: Preços agrícolas sobem na primeira quadrissemana de outubro

Foi registrado crescimento de 9,07%

qua, 09/10/2002 - 11h12 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 9,07% na primeira quadrissemana de outubro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) continuou aumentando com vigor, embora na primeira semana de outubro tenha crescido apenas 1,72%, indicando tendência de taxa menor até o final do mês.

Todos os 19 produtos analisados apresentaram crescimento de preço, com destaque para os suínos (+38,10%). O preço do grupo dos produtos de origem vegetal aumentou 10,44% devido à alta generalizada no âmbito dos subgrupos de grãos, frutas e olerícolas.

Também se verificou crescimento nas cotações de todos os produtos de origem animal, com o preço do grupo atingindo 6,55%. O resultado foi o índice geral de 9,07% (IPR).

Essa forte alta na quadrissemana, no entanto, não projeta um crescimento no mesmo nível para o IPR do mês, uma vez que os preços no início de setembro estavam muito baixos.

Na primeira semana de outubro, as estimativas indicam crescimento de 1,72%, que, se mantido nas demais semanas, resultará em aumento de 6%, o que ainda seria muito alto para o mês de outubro.

O preço dos suínos finalmente apresentou expressiva recuperação, em função da redução do estoque de matrizes e da menor oferta do produto para os frigoríficos, associadas ao bom nível das exportações em setembro.

Da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/SAA-SP