Agricultura: Preços agrícolas sobem menos em São Paulo

Dos 19 produtos analisados onze apresentaram crescimento no preço

seg, 09/12/2002 - 15h33 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,72% na primeira quadrissemana de dezembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), porém, apresentou queda de 5,63 pontos percentuais em relação ao mês de novembro. Assim, o IPR continuou em alta, embora com valor muito menor do que o do mês anterior.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, onze apresentaram crescimento no preço (algodão, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, milho, soja, suíno e ovos), enquanto seis tiveram reduções (amendoim, banana, tomate, trigo, aves e boi gordo). O destaque de alta foi o preço da batata (+50,64), enquanto a maior queda foi verificada no tomate (-58,06%).

Entre os produtos vegetais, os preços ascendentes em todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas) fizeram com que o preço do grupo atingisse alta de 4,02%.

No segmento animal, o crescimento nos preços de ovos e suínos, apesar de queda nas cotações de aves e boi gordo e da estabilização no preço do leite, contribuiu para elevar o preço do grupo em 0,33%. O resultado foi o crescimento de 2,72% no índice geral (IPR).

Mais informações no site do Instituto de Economia Agrícola.

C.A