Agricultura: Preços agrícolas sobem menos em São Paulo

Dados são do Instituto de Economia Agrícola

seg, 27/05/2002 - 13h20 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,95% na terceira quadrissemana de maio, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), porém, apresentou perda de 0,96 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior, quando havia subido 1,91%.

Segundo o coordenador do IEA, Nelson Martin, seis produtos apresentaram reduções no preço (café, cana-de-açúcar, feijão, tomate, boi gordo e suíno), enquanto nove tiveram acréscimos (arroz, banana, batata, laranja, milho, soja, trigo, ovos e leite). Os preços de algodão, amendoim, cebola e aves mantiveram-se estáveis.

Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, a batata continuou sendo o destaque (32%). A maior queda ocorreu no preço do tomate (-18,39%).

Entre os vegetais, os subgrupos de grãos, frutas e olerícolas tiveram alta, contribuindo para o acréscimo de 0,97% no preço do grupo. Já entre os produtos de origem animal, ovos e leite tiveram preços ascendentes, o que levou ao crescimento de 0,90% no preço do grupo. O resultado foi a alta de 0,95% no índice geral (IPR).