Agricultura: Preços agrícolas sobem 9,62% na segunda quadrissemana de novembro

Quinze dos 19 produtos analisados apresentaram crescimento no preço

seg, 18/11/2002 - 12h35 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 9,62% na segunda quadrissemana de novembro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) vem mantendo a tendência de forte alta, o que deverá continuar até o final do mês.

Dos 19 produtos analisados, quinze apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, milho, soja, aves, boi gordo e ovos), enquanto apenas dois tiveram redução (banana e trigo). O destaque de alta foi o preço do milho (+28,80%), enquanto o de queda foi o do trigo (-2,09%).

Entre os produtos vegetais, a majoração nos preços de todos os subgrupos fez com que o preço do grupo tivesse aumento de 7,26%. Já o crescimento nas cotações de aves, boi gordo e ovos, assim como a estabilização nos preços do leite e dos suínos, elevou o preço do grupo dos produtos de origem animal em 13,97%. O resultado foi o crescimento de 9,62% no índice geral (IPR), o maior valor observado em 2002.

Os preços do milho continuaram em alta dados as dificuldades de importação em função da proibição de importação de produtos contaminados com transgênicos, o atraso na colheita da nova safra e a escassez atual no mercado.

Da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/SAA-SP

A.M.