Agricultura: Preços agrícolas sobem 8,50% na terceira quadrissemana de outubro

Quinze dos 19 produtos analisados tiveram acréscimos

sex, 25/10/2002 - 10h05 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 8,50% na terceira quadrissemana de outubro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) continuou crescendo com vigor, projetando tendência de alta acima de 6% no final de outubro.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Nelson Martin, dos 19 produtos analisados, três apresentaram queda de preço (batata, feijão e tomate), enquanto quinze tiveram acréscimos (algodão, amendoim, arroz, banana, café, cana-de-açúcar, cebola, laranja, milho, soja, trigo, boi gordo, leite, ovos e suíno). As cotações das aves mantiveram-se estáveis. Entre as maiores altas, destacou-se a do arroz (+49,23%). O preço tomate teve o maior recuo (-23,60%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, apesar da diminuição nos preços das olerícolas, fez com que o preço do grupo se elevasse em 8,19%. Também se verificaram preços ascendentes em todos os produtos de origem animal, com exceção de aves, atingindo 9,07%.

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento