Agricultura: Preços agrícolas sobem 4,34%

Pesquisa é realizada pelo Instituto de Economia Agrícola

seg, 28/11/2005 - 11h14 | Do Portal do Governo

Com ganho de 1,04 ponto percentual em relação a semana anterior, os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de novembro com alta de 4,34%, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função do crescimento nos preços dos produtos de origem vegetal e da recuperação dos preços dos produtos de origem animal.

Em relação aos produtos de origem vegetal, a queda no preço do subgrupo dos grãos foi mais que compensada pela alta nos preços das frutas e especialmente das olerícolas, o que provocou aumento de 7,31% no preço do grupo. No segmento animal, a queda nos preços de aves, leite e suínos levou a redução de 0,99% no preço do grupo. O resultado foi a alta de 4,34% no índice geral, a maior desde o final do mês de março.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, seis apresentaram crescimento nos preços (batata, cana-de-açúcar, laranja, tomate, boi e ovos), enquanto dez tiveram reduções (amendoim, arroz, café, feijão, milho, soja, trigo, aves, leite e suínos).

Entre as altas, destaque para o tomate, que subiram 112,50% nesta terceira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, a queda mais expressiva continuou com o amendoim, que caiu 16,67%.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.