Agricultura: Preços agrícolas sobem 3,58% na primeira quadrissemana de setembro

Dos 19 produtos analisados, doze apresentaram crescimento no preço

seg, 08/09/2003 - 17h02 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 3,58% na primeira quadrissemana de setembro, com ganho de 0,32% em relação ao mês de agosto. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve, assim, a tendência de alta.

Dos 19 produtos analisados, doze apresentaram crescimento no preço (amendoim, arroz, café, cebola, feijão, laranja, milho, soja, tomate, aves, boi gordo e suíno), enquanto quatro tiveram reduções (banana, batata, cana-de-açúcar e ovos). O destaque de alta foi o preço do tomate (+50,67%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na batata (-14,06%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços de todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas) fez com que o preço do grupo tivesse majoração de 3,17%. No segmento animal, a alta nas cotações de aves, boi gordo e suínos levou o preço do grupo a subir 4,44%. O resultado foi a evolução de 3,58% no índice geral (IPR).

O preço do milho sofreu alta expressiva, com a conclusão da colheita da safrinha e a redução do fluxo de comercialização no período por parte dos produtores. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores de milho pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A