Agricultura: Preços agrícolas sobem 3,27% na terceira semana de agosto

Pesquisa foi feita pelo Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

seg, 23/08/2004 - 12h16 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de agosto com alta de 3,27%, 0,11 ponto percentual menos em relação a quadrissemana anterior, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, dia, 23, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função do crescimento dos preços dos produtos vegetais e de origem animal, bem como de menores quedas nas cotações internacionais das commodities.

Segundo pesquisadores do IEA, mesmo com a redução nos preços de grãos, a alta no preço das frutas e o forte aumento nos preços das olerícolas fizeram com o preço do grupo subisse 3,48%. Já no segmento animal, a alta na cotação de quase todos os produtos (exceto aves) elevou o preço do grupo em 2,91%, resultando na alta de 3,27% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, dez apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, batata, cebola, laranja, tomate, boi, leite, ovos e suínos), enquanto seis tiveram reduções (café, feijão, milho, soja, trigo e aves).

Entre as altas, destaque o tomate, que subiu 78,38% nesta terceira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o trigo que, em função do aumento da oferta mundial e do início da colheita no Brasil, apresentou queda de 22,04%.

O relatório completo está disponível na internet: www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)