Agricultura: Preços agrícolas sobem 2,65% na terceira quadrissemana de agosto

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento no preço

seg, 25/08/2003 - 16h07 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,65% na terceira quadrissemana de agosto, com ganho de 1,41 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) vem mantendo variação positiva, em função do início da recuperação dos preços dos produtos vegetais, assim como da elevação dos preços dos produtos animais.

Na terceira quadrissemana de agosto, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos na terceira quadrissemana de agosto, foi o seguinte:

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, café, laranja, milho, soja, aves, boi gordo, leite e suíno), enquanto sete tiveram reduções (banana, batata, cebola, feijão, tomate, trigo e ovos). O destaque de alta foi o preço das aves (+13,28), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na batata (-26,32%).

Entre os produtos de origem vegetal, a retração nos preços do subgrupo das olerícolas não impediu a primeira alta desde maio deste grupo (de 1,36%) por causa do aumento nos preços de frutas e grãos. Também no segmento animal, o crescimento nos preços da maioria dos produtos, com exceção da cotação dos ovos, fez com que o preço do grupo subisse 5,36%. O resultado foi a majoração de 2,65% no índice geral (IPR).

Nesta quadrissemana, observou-se alta expressiva no preço das aves (frango) devido ao menor alojamento de pintinhos e à manutenção das exportações de carne de frango. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A