Agricultura: Preços agrícolas sobem 2,26% na terceira quadrissemana de dezembro

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram aumento no preço

sex, 27/12/2002 - 10h50 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,26% na terceira quadrissemana de dezembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve praticamente a mesma variação da quadrissemana anterior, indicando um novo patamar de crescimento.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, onze apresentaram aumento no preço (algodão, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, soja, aves, suíno e ovos), enquanto seis tiveram reduções (amendoim, banana, milho, tomate, trigo e boi gordo). Já os preços do arroz e do leite mantiveram-se estáveis. O destaque de alta ficou com a batata (+22,45), enquanto a maior queda foi verificada no preço do tomate (-28,57%).

Entre os produtos de origem vegetal, observou-se aumento nos preços dos subgrupos das frutas e das olerícolas e recuo nos dos grãos, fazendo com que o preço do grupo tivesse alta de 2,70%.

No segmento animal, verificou-se crescimento nas cotações de aves (frango), ovos e suínos, que, mesmo com retração no preço do boi gordo e manutenção da estabilidade no do leite, contribuiu para elevar em 1,45% o preço do grupo.

O preço do frango, que tinha apresentado expressiva alta na cotação de novembro, vem mantendo o mesmo nível no mês de dezembro, com o aquecimento da demanda nas festas de Natal, permitindo que os produtores enfrentem a alta no preço da ração no segundo semestre de 2002.

C.A