Agricultura: Preços agrícolas sobem 2,24% na primeira quadrissemana de janeiro

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento nos preços

seg, 13/01/2003 - 18h26 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,24% na primeira quadrissemana de janeiro, com recuo de 0,11 ponto percentual em relação ao mês de dezembro de 2002. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) continuou em alta, porém a taxa decrescente. A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de dezembro.

Na primeira quadrissemana de janeiro, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento nos preços (algodão, banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, tomate, trigo, aves, boi gordo, suíno e ovos), enquanto cinco tiveram reduções (café, feijão, laranja, milho e soja). O destaque de alta ficou por conta do preço do tomate (+56,15), enquanto a maior queda foi verificada no preço do café (-12,23%).

Entre os vegetais, o aumento nos preços do subgrupo das olerícolas, apesar da retração nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, fez com que o preço do grupo subisse 1,22%. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de aves, boi gordo, ovos e suínos, assim como a estabilização no preço do leite, elevou o preço do grupo em 4,37%. O resultado foi o aumento de 2,24% no índice geral (IPR).

O preço do milho manteve a tendência de redução, que vinha ocorrendo desde o mês anterior, dados o início da colheita da safra 2002/03 e a desova de estoques existentes. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin
Do Instituto de Economia Agrícola
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/SAA-SP

C.A