Agricultura: Preços agrícolas sobem 1,91% na segunda quadrisemana de maio

nd

ter, 21/05/2002 - 20h25 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 1,91% na segunda quadrissemana de maio. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou ganho de 3,228 pontos percentuais em relação à quadrissemana anterior.

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram reduções no preço (algodão, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, tomate e boi gordo), enquanto dez produtos tiveram acréscimos (arroz, banana, batata, laranja, milho, soja, trigo, aves, ovos e leite). Os preços do amendoím e dos suínos mantiveram-se estáveis. A batata continuou entre os produtos com crescimento expressivo de preço (61,90%). A maior queda foi verificada no preço do tomate (-24,71%).

Entre os produtos vegetais, observou-se alta nos preços dos subgrupos de grãos, frutas e olerícolas, o que elevou o preço do grupo em 1,83%. Os produtos de origem animal (aves, ovos e leite) tiveram aumento de preço, o que levou o preço do grupo a crescer 2,06%. O resultado foi a alta de 1,91% no índice geral do IPR, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O preço do milho vem crescendo, mesmo em plena colheita, devido à quebra na primeira safra e na safrinha.