Agricultura: Preços agrícolas sobem 1,59% na segunda quadrissemana de junho

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

seg, 14/06/2004 - 21h20 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 1,59% na segunda quadrissemana de junho de 2004, com perda de 0,33 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de alta, em função dos atrasos das colheitas e dos efeitos do clima

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, trigo, aves, boi, ovos e suíno), enquanto sete tiveram reduções (algodão, arroz, feijão, laranja, milho, soja e tomate). O destaque de alta foi o preço da cebola (+41,67%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada no tomate (-17,31%).

Entre os produtos de origem vegetal, o pequeno aumento nos preços do subgrupo das olerícolas e o recuo nos preços de grãos e frutas fizeram com que o preço do grupo caísse 0,07%. Já no segmento animal, a alta nas cotações de todos os produtos, com exceção da estabilidade no preço do leite, elevou em 4,59% o preço do grupo. O resultado foi o aumento de 1,59% no índice geral (IPR).

O preço da soja apresentou queda expressiva, em função do aumento da oferta internacional, com a expansão da produção americana e das dificuldades de se concretizar os embarques para a China.

Nelson Batista Martin da Instituto de Economia Agrícola
C.A.