Agricultura: Preços agrícolas sobem 1,56% na primeira quadrissemana de outubro

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola - IEA

seg, 10/10/2005 - 11h13 | Do Portal do Governo

Com ganho de 0,68 ponto percentual em relação ao mês de setembro, os preços agrícolas subiram 1,56% na primeira quadrissemana de outubro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) reforçou a tendência de alta em função da elevação dos preços dos produtos vegetais e animais e da melhor cotação das commodities.

Segundo pesquisadores do IEA, entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços de frutas e olerícolas, mesmo com a queda no subgrupo de grãos, elevou o preço do grupo em 0,43%. Já em relação ao segmento de produtos de origem animal, o crescimento nas cotações de boi, ovos e suínos elevou o preço do grupo em 3,59%.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, oito apresentaram crescimento nos preços (amendoim, banana, cebola, laranja, tomate, boi, ovos e suínos) enquanto oito tiveram reduções (arroz, batata, café, feijão, soja, trigo, aves e leite).

Entre as altas destaque para o preço da cebola, que subiu 42,86% nesta primeira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram perda nos preços, destaque para o leite que, em função do crescimento da produção brasileira e dos efeitos da valorização do real no estímulo às importações, apresentou queda de 13,79%, a menor cotação no mês de outubro desde 2003.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de outubro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.