Agricultura: Preços agrícolas sobem 1,24% na segunda quadrissemana de agosto

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

seg, 18/08/2003 - 15h20 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 1,24% na segunda quadrissemana de agosto, com acréscimo de 1,09 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a variação positiva em função da alta dos preços dos produtos de origem animal. A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de julho.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, café, laranja, aves, boi gordo, leite, ovos e suíno), enquanto nove tiveram reduções (banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, feijão, milho, soja, tomate e trigo). O destaque de alta foi o preço do café (+16,27), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na batata (-34,21%).

Entre os produtos de origem vegetal, a acentuada redução nos preços do subgrupo das olerícolas, apesar do aumento nos preços de frutas e grãos, fez com que o preço do grupo tivesse retração de 0,88%. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de todos os produtos levou o preço do grupo a subir 5,68%. O resultado foi a alta de 1,24% no índice geral (IPR).

Nesta quadrissemana, observou-se alta expressiva no preço do café com a aceleração da colheita e a especulação de possíveis geadas nos cafezais.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A