Agricultura: Preços Agrícolas sobem 1,16%

Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Economia Agrícola

ter, 25/10/2005 - 11h23 | Do Portal do Governo

Mesmo com a perda de 2,00 pontos percentuais em relação a semana anterior, os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de outubro com alta de 1,16%, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função da elevação dos preços dos produtos de origem animal e do melhor desempenho das commodities. Em relação aos produtos de origem animal, o aumento nas cotações de boi, ovos e suínos elevou em 4,79% o preço do grupo.

Entre os produtos do segmento vegetal, a queda nas cotações de grãos e olerícolas reduziu em 0,86% o preço do grupo. O resultado foi a alta de 1,16% no índice geral de preços na quadrissemana.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, sete apresentaram crescimento nos preços (amendoim, banana, café, laranja, boi, ovos e suínos), enquanto nove tiveram reduções (algodão, arroz, batata, feijão, milho, soja, tomate, trigo e aves).

Entre as altas, destaque para a banana, que subiu 11,62% nesta terceira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o tomate, que caiu 15,79%.

O relatório completo sobre os preços agrícolas na terceira quadrissemana de setembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura