Agricultura: Preços agrícolas sobem 1,15% no mês de janeiro

Dos 19 produtos analisados nove apresentaram reduções nos preços

seg, 03/02/2003 - 18h11 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 1,15% no mês de janeiro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), porém, apresentou perda de 1,2% em relação a dezembro. O leve crescimento nos preços em janeiro ocorreu, apesar da variação negativa na segunda e na terceira quadrissemanas.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, nove apresentaram reduções nos preços (amendoim, milho, soja, tomate, trigo, aves, boi gordo, ovos e suínos). Entre os vegetais, o crescimento nos preços de oito produtos, apesar da redução em outros cinco e da estabilização em um produto, gerou alta de 2,79% no índice de preços do grupo. Já no segmento animal, a queda nas cotações de aves, boi gordo, ovos e suínos, mesmo com o aumento no preço do leite, levou à retração de 2,23% nos preços do grupo.

No acumulado dos últimos 12 meses, a variação no IPR foi de 35,19%, em comparação com 27,76% do IGP-M e 11,70% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica um ganho no poder de troca dos agricultores de 7,43 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 23,49 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

Em janeiro e no acumulado dos últimos 12 meses, o destaque foi o preço do feijão, que, além de aumentar 20,20% no mês, apresentou o maior crescimento nos 12 meses (+117,15%). As condições adversas no clima, a partir de setembro, afetaram profundamente a produção de feijão da safra 2002/03, que, com uma oferta menor e irregular, está sustentando o crescimento de preços do produto.

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br.

Instituto de Economia Agrícola
C.A