Agricultura: Preços agrícolas sobem 0,95% na terceira quadrissemana de maio

nd

ter, 28/05/2002 - 17h25 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,95% na terceira quadrissemana de maio. Os preços recebidos pelos agricultores (IPR), apresentou perda de 0,96% em relação à quadrissemana anterior.

Dos 19 produtos analisados, seis apresentaram redução nos preços (café, cana-de-açúcar, feijão, tomate, boi gordo e suíno), enquanto nove tiveram acréscimos (arroz, banana, batata, laranja, milho, soja, trigo, ovos e leite). Os preços do algodão, amendoím, cebola e aves mantiveram-se estáveis.

Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, a banana continua sendo o destaque (32,00%). A maior queda ocorreu no preço do tomate (-18,39%).

Em relação aos vegetais, os subgrupos de grãos, frutas e olerícolas tiveram alta, contribuindo para o acréscimo de 0,97% no preço do grupo. Já entre os produtos de origem animal, ovos e leite, os preços subiram, o que levou ao crescimento de 0,90% no preço do grupo. O resultado foi a alta de 0,95% no índice geral (IPR).

A soja, que apresentava baixa de preço desde o início do ano, iniciou sua recuperação com o término do pico de colheita, a melhoria na taxa de câmbio e os preços crescentes no mercado internacional.