Agricultura: Preços agrícolas sobem 0,78% em fevereiro

Dos 19 produtos pesquisados oito apresentaram reduções de preço

sex, 07/03/2003 - 21h24 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores paulista encerrou fevereiro com variação positiva de 0,78%, 0,37 ponto percentual a menos que o fechamento de janeiro, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

São vários os fatores que contribuíram para a manutenção da alta dos preços agrícolas, entre eles, o atraso na colheita dos grãos e quebra de safra de alguns produtos, como o feijão, o aumento nos preços das commodities no mercado internacional e a alta do valor do dólar.

No mês de fevereiro, dos 19 produtos pesquisados oito apresentaram reduções de preço (arroz, banana, batata, café, feijão, laranja, milho e soja). No grupo dos vegetais, o crescimento nos preços de seis produtos e a redução em oito, gerou uma baixa de 0,33% no índice de preço do grupo.

Enquanto no caso dos produtos de origem animal, a alta nos preços de quatro produtos e a estabilidade no do leite levou um crescimento de 3,11% para os preços deste grupo de produtos, o que acabou resultando na alta no índice de preços recebidos de 0,78%.

No mês de fevereiro de 2003, o café apresentou forte baixa (-9,91%), em função da instabilidade dos mercados de commodities internacional, frente à ocorrência da guerra do Iraque, contradizendo os fundamentos de mercado de tendência de alta.

O milho foi o produto que apresentou o maior redução acumulada de preço em 2003, com 14,65%, em função do início da colheita da nova safra. O feijão, mesmo com a queda de preço em fevereiro de 2003, foi o único produto que apresentou uma alta de preço superior a 100% nos últimos 12 meses, em função de uma menor oferta do produto na safra das águas de 2003. O boi gordo vem mantendo seus preços no início de 2003, em função do atraso da safra e das condições favoráveis do mercado internacional.

No ano de 2003, treze produtos apresentaram crescimento de preço, com destaque para a cebola e o tomate, que tiveram um aumento acumulado superior a 20%, sendo que o algodão, banana, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, trigo, aves, leite, ovos e suíno tiveram aumentos inferiores a 20%; e seis tiveram redução de preço.

Veja tabelas e gráficos no site do IEA (www.iea.sp.gov.br)