Agricultura: Preços agrícolas sobem 0,68% na primeira quadrissemana de setembro

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço

seg, 13/09/2004 - 15h54 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,68% na primeira quadrissemana de setembro de 2004, com recuo de 1,33 ponto percentual em relação ao mês de agosto. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de alta, em função da elevação dos preços dos produtos vegetais e de pequenas altas nas cotações internacionais das commodities.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, café, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, leite e suíno), enquanto nove tiveram reduções (arroz, banana, batata, cebola, tomate, trigo, aves, boi e ovos). O destaque de alta foi o preço do feijão (+8,00%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada nos ovos (-18,73%).

Entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços dos grãos fez com que o preço do grupo crescesse 3,22%, apesar da redução nas cotações de frutas e olerícolas. Já no segmento animal, o aumento nas cotações de leite e suínos não impediu a redução de 3,87% no preço do grupo devido à retração nos preços de aves, ovos e boi. O resultado foi à alta de 0,68% no índice geral (IPR).

O preço do boi vem caindo em plena entressafra, mesmo com a expansão das exportações, dada a fraca demanda interna, indicando que o consumo de carnes se encontra estagnado.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.