Agricultura: Preços agrícolas sobem 0,68% na primeira quadrissemana de outubro

Pesquisa do Instituto de Economia Agrícola foi divulgada hoje

qua, 13/10/2004 - 12h21 | Do Portal do Governo

Mesmo com o recuo de 0,09 ponto percentual em relação ao mês de setembro, os preços agrícolas subiram 0,68% na primeira quadrissemana de outubro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta quarta-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função da elevação dos preços dos produtos vegetais e das cotações internacionais de algumas commodities, como o café, o suco de laranja e o açúcar.

Segundo pesquisadores do IEA, entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços dos grãos e das frutas puxou o preço do grupo em 1,33%, apesar da redução nas cotações das olerícolas. No segmento animal, o crescimento nas cotações de aves e suínos não impediu a queda de 0,49%, ocasionada pela retração nos preços de ovos e boi.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, nove apresentaram crescimento nos preços (algodão, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, aves e suínos) e outros nove tiveram reduções (banana, batata, cebola, milho, soja, tomate, trigo, boi e ovos).

Entre as quedas, destaque para a batata e para a cebola, que caíram, nesta primeira quadrissemana, 41,30% e 34,62%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram ganhos nos preços, destaque para aves (17,24%) e para o feijão que, em função do atraso no plantio da safra das águas do ano agrícola 2004/05, principalmente nos Estados do Paraná e São Paulo, cresceu 48,15%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de outubro está disponível no www.iea.sp.gov.br.