Agricultura: Preços agrícolas sobem 0,21% na segunda quadrissemana de novembro

Relatório foi apresentado nesta terça-feira

ter, 16/11/2004 - 11h33 | Do Portal do Governo

Mesmo com a perda de 1,27 ponto porcentual em relação à última semana, os preços agrícolas subiram 0,21%, na segunda quadrissemana de novembro, segundo pesquisa divulgada hoje pelo IEA – Instituto de Economia Agrícola -, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta terça-feira, o índice manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos de animal, com destaque para as boas cotações de boi e ovos.

Segundo os pesquisadores do IEA, o grupo apresentou crescimento de 0,58%, mesmo com a redução nas cotações de aves, leite e suínos. Em relação aos produtos de origem vegetal, o aumento nos preços das frutas e da cana de açúcar neutralizou a redução das cotações das olerícolas e dos grãos, mantendo estável o preço do grupo. O resultado foi a alta de 0,21% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, cinco apresentaram crescimento nos preços (cana-de-açúcar, feijão, laranja, boi e ovos), enquanto doze tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, banana, batata, café, cebola, milho, soja, tomate, aves e leite).

Entre as altas, destaque para a cana-de-açúcar, que subiu, nesta segunda quadrissemana, 4,85%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o tomate, que registrou queda de 42,31%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na segunda quadrissemana de novembro está disponível na internet: www.iea.sp.gov.br

Da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento

(LRK)