Agricultura: Preços agrícolas registram aumento de 3,58% na 1ª quadrissemana de abril

Indice de preços manteve a tendência de alta verificada desde o início de março

qua, 09/04/2003 - 14h09 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas registraram aumento de 3,58% na 1º quadrissemana de abril, com acréscimo de 0,58 ponto percentual em relação ao mês de março, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo Nelson Martin, diretor do IEA e coordenador da pesquisa semanal, o índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de alta verificada desde o início de março, com destaque para o tomate, que sofreu elevação de 73,91%.

Dos 19 produtos analisados nesta 1ª quadrissemana do mês, 10 apresentaram aumento nas cotações (banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, leite, ovos e tomate), enquanto 7 tiveram reduções (algodão, arroz, milho, soja, aves, boi gordo e suíno).

A maior queda foi observada na soja, com retração de 13,2%, influenciada pela intensificação da colheita no país e pela valorização do real frente ao dólar.

No grupo de produtos vegetais analisados pelo IEA foi registrado um aumento médio de 5,18%, puxado pelas valorizações de 51,2% das olerícolas (batata, cebola e tomate) e 5,47% das frutas (banana e laranja), enquanto o segmento de produtos animais teve acréscimo no período de 0,28%, apesar das baixas nas cotações de aves (- 1,99), boi gordo (-3,03) e suínos (-7,65). As altas de 4,55% no leite e 14,81% nos preços de ovos ajudaram a sustentar as cotações médias do grupo de produtos de origem animal.

(AM)