Agricultura: Preços agrícolas registram alta de 3,38% na segunda semana de agosto

Levantamento é do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

ter, 17/08/2004 - 11h14 | Do Portal do Governo

Mesmo com retração de 0,86 ponto percentual em relação a semana anterior, os preços agrícolas mantiveram tendência de alta e cresceram 3,38% na segunda quadrissemana de agosto, segundo pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, dia 16, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos no mercado interno, bem como de menores quedas nas cotações internacionais das commodities.

No grupo dos produtos vegetais, mesmo com a redução nos preços dos grãos, a alta nos preços das frutas e o forte aumento nos preços das olerícolas fizeram com que o grupo tivesse o crescimento de 3,78% nos preços. No segmento animal, o aumento nas cotações de todos os produtos, exceto aves, elevou o preço do grupo em 2,67%.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, doze apresentaram crescimento nos preços (algodão, arroz, banana, batata, café, cebola, laranja, tomate, boi, leite, ovos e suínos), enquanto cinco tiveram reduções (feijão, laranja, milho, soja, trigo e aves).

Entre as altas, destaque para o tomate e a cebola, que subiram, nesta segunda quadrissemana, 104,55% e 73,35%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o trigo, que registrou queda de 25,39%, para a soja, que caiu 13,88% e para o milho que, em função da intensificação da colheita da safrinha e da estratégia, adotada pelos produtores, de vender o produto e estocar soja, apresentou queda de 4,81%.

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)