Agricultura: Preços agrícolas mantêm queda na segunda quadrissemana de julho

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, onze apresentaram redução nos preços

seg, 19/07/2004 - 16h09 | Do Portal do Governo

Mesmo com recuperação de 0,37 ponto percentual, os preços agrícolas mantiveram a tendência de baixa e registraram queda de 1,62% na segunda quadrissemana de julho. É o que informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório apresentado nesta segunda feira, o IPR (Índice de preços recebidos pelos produtores), manteve a tendência, já observada na quadrissemana anterior, em função da redução nos preços dos produtos de origem vegetal e nas cotações internacionais das commodities.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, onze apresentaram redução nos preços (algodão, arroz, banana, café, feijão, laranja, milho, soja, trigo, boi e ovos) e sete obtiveram crescimento (batata, cana-de-açúcar, cebola, tomate, aves, leite e suínos).

Entre as altas, destaque para a batata e para o leite, que subiram, nesta segunda quadrissemana, 35% e 8,16%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o café (-20,99%), para a laranja (-19,54%) e para o milho que, em função da intensificação da colheita da safrinha e da queda das cotações do produto no mercado internacional, apresentou queda de 14,75%.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.