Agricultura: Preços agrícolas mantêm queda em São Paulo

Dos 19 produtos nove apresentaram crescimento nos preços

seg, 27/01/2003 - 15h19 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 1,99% na terceira quadrissemana de janeiro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), porém, apresentou recuperação de 0,43% em relação à quadrissemana anterior. A queda acumulada do ITR no mês atingiu 1,57% até o dia 24/10, indicando tendência de variação negativa em janeiro de 2003.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, nove apresentaram crescimento nos preços (algodão, arroz, banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão e leite), enquanto outros nove tiveram reduções (amendoim, laranja, milho, soja, tomate, aves, boi gordo, ovos e suínos). O destaque de alta foi o preço da cebola (+22,22) e a maior queda foi verificada no preço do amendoim (-20,80%).

Entre os produtos vegetais, a retração nos preços de todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas) fez com que o preço do grupo tivesse baixa de 1,25%. Já no segmento animal, a redução nas cotações de aves, boi gordo, ovos e suínos, apesar do crescimento nos preços do leite, levou ao recuo de 3,52% no preço do grupo.

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br.

Do Instituto de Economia Agrícola
C.A