Agricultura: Preços agrícolas mantêm os níveis anteriores de alta

Dos 19 produtos analisados, 15 apresentaram crescimento no preço

seg, 25/11/2002 - 16h15 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 8,44% na terceira quadrissemana de novembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) mantém, assim, o patamar das últimas oito quadrissemanas.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, 15 apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, milho, soja, tomate, aves, boi gordo, ovos e suínos), enquanto três produtos tiveram redução de preço (banana, laranja e trigo). O destaque de alta foi o preço da batata (+38,22%), enquanto a maior queda foi verificada no trigo (-6,25%).

Entre os vegetais, o aumento nos preços dos subgrupos de grãos e olerícolas, fez com que o grupo desses produtos tivesse alta de 6,53% no preço.

No segmento animal, o avanço nas cotações de aves, boi gordo, ovos e suínos, bem como a estabilização no preço do leite, contribuiu para a elevação no preço do grupo em 11,96%. O resultado foi o crescimento de 8,44% no índice geral (IPR).

A variação acumulada do IPR em novembro, em relação à última quadrissemana de outubro, já atingiu 8,28%, indicando a tendência de o índice do mês se manter nos níveis atuais.

Mais informações no site www.iea.sp.gov.br.

Instituto de Economia Agrícola
C.A