Agricultura: Preços agrícolas mantêm alta em fevereiro

Levantamento foi feito pelo Instituto de Economia Agrícola

qui, 06/03/2003 - 11h39 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, constatou que a variação dos preços agrícolas no mês de fevereiro de 2003 foi de 0,78%, cerca de 0,37 ponto percentual menor que a de janeiro, continuando com variação positiva. Vários fatores têm contribuído para a manutenção desta alta, se destacando a alta do valor do dólar, o atraso na colheita dos grãos e perda de safra em algumas culturas, como o feijão, e a alta dos preços de commodities no mercado internacional.

Dos 19 produtos pesquisados oito apresentaram reduções de preço (arroz, banana, batata, café, feijão, laranja, milho e soja). No grupo dos produtos vegetais, o crescimento nos preços de seis e a redução em oito, gerou uma baixa de 0,33% no índice de preço do grupo. Enquanto no caso dos produtos de origem animal a alta nos preços de quatro produtos e a estabilidade no do leite, levou um crescimento de 3,11% para os preços deste grupo de produtos, o que acabou resultando na alta no índice de preços recebidos de 0,78%.

Preços agrícolas em 2003

Verificou-se que nos dois primeiros meses de 2003 que a variação acumulada no IPR foi de 1,95%, para uma variação de 4,67% para o IGP-M e de 3,72% para o IPC(FIPE)(estimativa), indicando uma perda de poder de troca para os agricultores de 2,72 pontos percentuais para o IGP-M e de 1,77 ponto percentual para o IPC(FIPE), tornando desfavorável o poder de troca do setor agrícola.

Treze produtos apresentaram crescimento de preço, com destaque para a cebola e o tomate, que tiveram um aumento acumulado superior a 20%, sendo que o algodão, banana, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, trigo, aves, leite, ovos e suíno tiveram aumentos inferiores a 20%; e seis tiveram redução de preço.

Para informações detalhadas, com gráficos, consulte o site do IEA.

(RK)