Agricultura: Preços agrícolas mantêm a tendência de alta

Informações são do Instituto de Economia Agrícola

ter, 18/03/2003 - 17h12 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,96% na segunda quadrissemana de março, com acréscimo de 1,99 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve assim a tendência ascendente. A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de fevereiro.

No gráfico seguinte, é possível visualizar o comportamento do IPR desde dezembro de 2002.

Na segunda quadrissemana de março, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos na segunda quadrissemana de março, foi o seguinte:

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (algodão, banana, cana-de-açúcar, cebola, feijão, milho, tomate, trigo, aves e suíno), enquanto oito tiveram reduções (amendoim, arroz, batata, café, laranja, soja, boi gordo e ovos). O preço do tomate manteve o destaque de alta (+80,00), enquanto a maior queda foi verificada na batata (-14,56%).

Entre os produtos de origem vegetal, observou-se redução nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, mas forte alta nos preços das olerícolas, resultando no aumento de 4,09% no preço do grupo. Já entre os produtos de origem animal, verificou-se crescimento nos preços de aves e suínos, mas queda nos preços do boi gordo e dos ovos, elevando em 0,62% o preço do grupo. O resultado foi um crescimento de 2,62% no índice geral (IPR). Com a forte alta nos preços dos produtos de origem vegetal na segunda semana de março, o aumento acumulado no mês atingiu 3,09%, indicando uma reversão na alta do IPR no mês.

O preço do feijão vem se mantendo em alta, uma vez que a safra das águas do ano agrícola 2002/03 foi afetada pelas condições climáticas, o mesmo ocorrendo com a safra de Irecê-BA. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Instituto de Economia Agrícola

M.J. / C.M