Agricultura: Preços agrícolas iniciam fevereiro com alta de 2,62%

Dos 19 produtos analisados, 12 apresentaram crescimento nos preços

seg, 10/02/2003 - 15h11 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,62% na primeira quadrissemana de fevereiro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Isto significa acréscimo de 1,47 ponto percentual em relação ao mês de janeiro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de alta.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, 12 apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, tomate, boi gordo, leite e ovos), enquanto seis tiveram reduções (amendoim, milho, soja, trigo, aves e suínos). O destaque de alta foi o preço do tomate (+33,99), enquanto a maior queda foi verificada na cotação das aves (frango) (-10,69%).

Entre os produtos vegetais, observou-se aumento nos preços de todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas), fazendo com que o preço do grupo tivesse alta de 3,85%. Já no segmento de produtos animais, o crescimento nos preços de boi gordo, ovos e leite, compensado pela queda nas cotações de aves e suínos, contribuiu para elevar em 0,07% o preço do grupo.

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br.

Do Instituto de Economia Agrícola
C.A