Agricultura: Preços agrícolas fecham mês de abril com queda de 2,73%

Dos 19 produtos pesquisados, oito apresentaram reduções no preço

seg, 05/05/2003 - 15h29 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 2,73% no mês de abril, o que representa 5,73 pontos percentuais abaixo da variação de março. Esta foi a primeira variação mensal negativa do índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) desde abril de 2002.

Dos 19 produtos pesquisados, oito apresentaram reduções no preço (feijão, laranja, milho, tomate, trigo, aves, ovos e suíno). No grupo de origem vegetal, a forte redução nos preços de cinco produtos, apesar do crescimento nos preços de nove produtos, gerou um recuo de 4,22% no índice de preços do segmento.

Já no caso dos produtos de origem animal, a queda nos preços de aves, ovos e suínos, mais do que compensada pela alta nas cotações de boi gordo e leite, levou ao aumento de 0,35% nos preços do grupo. O resultado foi a diminuição de 2,73% no índice de preços agrícolas.

Preços agrícolas no ano de 2003

Nos primeiros quatro meses de 2003, a variação acumulada do IPR foi de 2,13%, em comparação com 7,25% do IGP-M e 5,17% do IPC-Fipe (estimativa). Assim, a perda no poder de troca dos agricultores foi de 5,12 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 3,04 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe, indicando que os preços agrícolas, em 2003, estão crescendo a níveis inferiores aos dos indicadores de inflação.

Em 2003, onze produtos apresentaram crescimento nos preços, dos quais banana, batata, cebola, feijão e tomate tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já os preços de algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, leite e ovos tiveram aumentos inferiores a 20%, enquanto os preços de oito produtos sofreram redução.

Preços agrícolas nos últimos 12 meses

A variação mensal anualizada do IPR, em abril de 2003, indica que, a partir de setembro de 2002, o índice iniciou o seu crescimento até atingir 43,30% em 12 meses (o seu maior nível), em comparação com 32,97% do IGP-M e com a estimativa de 14,48% do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas estão ganhando, nos últimos 12 meses, cerca de 10,33 pontos percentuais do IGP-M e 28,82 pontos percentuais do IPC-Fipe.

No período de um ano, dezoito produtos apresentaram crescimento positivo nos preços, dos quais dezessete com alta superior a 20% e apenas a cebola com aumento abaixo de 20%. O único produto com variação negativa de preço foi a batata.

Produtos que se destacaram

Em abril e também nos últimos 12 meses, o arroz foi o destaque entre os preços analisados, devido às perdas da safra que está sendo colhida, o que indica menor oferta para o mercado nacional.

A maior alta acumulada nos últimos 12 meses (125,32%) foi apresentada pelo feijão, em função da menor produção da safra das águas (ano agrícola 2002/03) e do atraso na colheita da nova safra.

O mercado do boi gordo vem apresentando comportamento atípico nestes quatro meses de 2003, com preços praticamente estáveis em plena safra. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser verificado no gráfico seguinte:

A soja apresentou uma das menores cotações médias no mês, em função da intensificação da colheita e da valorização do real, mesmo com a alta do preço do produto no mercado internacional.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.