Agricultura: Preços agrícolas fecham maio com alta de 3,09%

Informações são do Instituto de Economia Agrícola

ter, 04/06/2002 - 9h24 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 3,09% em maio, com ganho de 7,41 pontos percentuais em relação ao mês de abril, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Foi a primeira variação mensal positiva no ano do índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), motivada basicamente pelo aumento de 5,15% nos preços dos produtos animais (ovos, leite e aves). O resultado indica uma reversão de tendência, segundo o coordenador do IEA, Nelson Martin.

De janeiro a maio, a variação acumulada do IPR foi negativa (menos 4,09%), em comparação com a variação positiva de 1,91% do IGP-M e de 1,06% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica perda do poder de troca dos agricultores de 6 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 5,09 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe, perda esta que está se reduzindo.

No acumulado de 12 meses (até maio), o IPR cresceu 7,12%, em relação a 8,88% do IGP-M e 6,36% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica que os agricultores tiveram perda de 1,76 ponto percentual em relação ao IGP-M e ganho de 0,76% ponto percentual em relação ao IPC-Fipe.

José Venâncio Rezende
Do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento