Agricultura: Preços agrícolas crescem 4,24% na primeira quadrissemana de agosto

Pesquisa é feita pelo Instituto de Economia Agrícola

qua, 11/08/2004 - 11h45 | Do Portal do Governo

Com ganho de 5,88 pontos percentuais em relação ao mês passado, os preços agrícolas registraram crescimento de 4,24% na primeira quadrissemana do mês de agosto, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, dia 9, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) retomou a tendência de alta em função da evolução dos preços dos produtos de origem vegetal e das menores quedas nas cotações internacionais das commodities.

Segundo pesquisadores do IEA, entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços das frutas e o forte aumento nos preços das olerícolas fizeram com que o preço do grupo tivesse crescimento de 5,19%. No segmento animal, o crescimento nas cotações de todos os produtos, exceto aves, elevou o preço do grupo para 2,53%.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, doze apresentaram crescimento nos preços (algodão, arroz, banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, laranja, tomate, boi, leite, ovos e suínos), enquanto seis tiveram reduções (café, feijão, milho, soja, trigo e aves).

Entre as altas, destaque para o tomate e a cebola, que subiram, nesta primeira quadrissemana, 113,54% e 72,22%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o trigo (-23,01%), para o feijão (-10,71%) e para a soja que, em função da supersafra norte-americana e da lentidão na retomada das exportações para a China, apresentou queda de 15,23%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de agosto está disponível na internet: www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)