Agricultura: Preços agrícolas crescem 3,92% na segunda quadrissemana de maio

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

seg, 17/05/2004 - 16h24 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas cresceram 3,92% na segunda quadrissemana de maio de 2004, um ganho de 1,90 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) mantém, assim, a tendência de alta, em função da definição das estimativas da safra de grãos do ano agrícola 2003/04, das altas das commodities agrícolas no mercado internacional e da desvalorização do real.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (amendoim, café, cebola, laranja, soja, tomate, trigo, aves, boi e leite), enquanto sete tiveram reduções (algodão, arroz, banana, cana-de-açúcar, feijão, milho e ovos). O preço do tomate continuou como o destaque de alta (+136,46%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada no algodão (-11,64%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de frutas e olerícolas fez com que o preço do grupo subisse 3,77%. Já no segmento animal, a alta nos preços de aves, boi e leite mais que compensou a diminuição nas cotações dos ovos, elevando o preço do grupo em 4,18%. O resultado foi o aumento de 3,92% no índice geral (IPR), a maior alta observada no ano de 2004.

O preço do leite se manteve ascendente no mês de maio, com o início da entressafra do produto, que provocou forte redução de oferta no Sul e no Sudeste devido à estiagem verificada neste primeiro quadrimestre do ano.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.