Agricultura: Preços agrícolas crescem 1,92% na primeira quadrissemana de junho

Em maio, preços agrícolas fecharam em 1,58%

seg, 07/06/2004 - 17h53 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas cresceram 1,92% na primeira quadrissemana de junho de 2004, com ganho de 0,34 ponto percentual em relação ao mês de maio. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de alta, em função da menor safra de grãos no ano agrícola 2003/04 e da desvalorização do real. Na semana passada, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria, informou que o mês de maio fechava em 1,58%, a maior alta dos preços mensais desde agosto de 2003.

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento no preço (banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, trigo, aves, boi, leite, ovos e suíno), enquanto seis tiveram reduções (algodão, arroz, feijão, laranja, soja e tomate). O destaque de alta foi o preço do café (+22,45%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na soja (-17,25%). O preço do café apresentou alta expressiva nos últimos 30 dias, em função dos riscos de geadas nos cafezais brasileiros e do alto nível de chuvas nas últimas três semanas, o que tem atrasado a colheita.

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços do subgrupo das olerícolas, mesmo com a queda nos preços de grãos e frutas, fez com que o preço do grupo subisse 0,56%. Já no segmento animal, a alta nos preços de todos os produtos elevou o preço do grupo em 4,38%. O resultado foi o aumento de 1,92% no índice geral (IPR).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.