Agricultura: Preços agrícolas crescem 1,76% na terceira quadrissemana de dezembro

Levantamento foi feito pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA)

seg, 27/12/2004 - 15h53 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 1,76% na terceira quadrissemana de dezembro de 2004, com redução de 1,02 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) continuou em alta, em função da elevação dos preços dos produtos de origem vegetal, é o que informa levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dos 19 produtos analisados, seis apresentaram crescimento no preço (café, cana-de-açúcar, cebola, laranja, ovos e suínos), enquanto treze tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, banana, batata, feijão, milho, soja, tomate, trigo, aves, boi e leite). O destaque de alta foi o preço do café (14,55%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu na batata (-22,50%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços das frutas e da cana-de-açúcar puxou o preço do grupo em 3,29%, apesar da redução nas cotações das olerícolas e dos grãos. Já no segmento animal, o aumento nas cotações de ovos e suínos não foi suficiente para compensar a queda nos preços das aves, boi e leite, o que reduziu o preço do grupo em 0,99%. O resultado foi a alta de 1,76% no índice geral (IPR).

O preço da soja contínua em queda à medida que a safra do ano agrícola 2004/05 vem apresentando bom desenvolvimento vegetativo, fazendo com que o preço recebido pelos produtores em dezembro de 2004 se aproximam dos mesmos valores observados em dezembro de 2001.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.