Agricultura: Preços agrícolas crescem 0,88% em setembro

Informação é do Instituto de Economia Agrícola

seg, 03/10/2005 - 11h20 | Do Portal do Governo

Com recuperação de 3,12 pontos percentuais em relação a agosto, os preços agrícolas fecharam o mês de setembro com alta de 0,88%, informou nesta segunda-feira o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) apresentou crescimento em função da recuperação nas cotações dos produtos de origem vegetal, bem como da menor queda nos preços dos produtos animais. De acordo com o Instituto esta é a primeira alta desde o mês de março.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, oito apresentaram crescimento nos preços (amendoim, banana, cebola, laranja, milho, tomate, boi e suínos). No segmento dos vegetais, a alta no preço de seis produtos gerou uma elevação de 1,59% no índice do grupo. No segmento animal, a queda nas cotações de dois produtos reduziu em 0,41% os preços deste grupo.

Entre as altas, destaque para o tomate, que subiu 58,67%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o leite, que registrou queda de 12,07%.

A pesquisa aponta ainda que, em 2005, a variação acumulada do IPR foi de 2,76%, em comparação com 0,21% do IGP-M e 3,13% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam recuperação do poder de troca dos agricultores de 2,55 pontos percentuais em relação ao IGP-M e perda de 0,37 ponto percentual em relação ao IPC-Fipe.

Segundo os pesquisadores do IEA, em 2005, cinco produtos apresentaram crescimento nos preços, com destaque para cebola e tomate que tiveram aumento acumulado superior a 30%. No mesmo período, 14 produtos apresentaram reduções nos preços. Algodão e batata apresentaram queda superior a 20%.

De acordo com o instituto, no acumulado dos últimos 12 meses, os preços agrícolas apresentaram variação positiva de 9,46%. No período, os destaques foram a cana-de-açúcar, a cebola e a laranja. Este último, em função da cotação do suco de laranja congelado e concentrado na Bolsa de Nova York , devido à forte redução da produção norte-americana e também da queda da produção paulista, teve uma elevação de 31,42% nos preços nos últimos 12 meses.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de setembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.