Agricultura: Preços agrícolas crescem 0,77% em setembro

Dos 19 produtos pesquisados, dez apresentaram crescimento nos preços

seg, 04/10/2004 - 13h31 | Do Portal do Governo

Mesmo com perda de 1,24 ponto percentual em relação a agosto, os preços agrícolas fecharam o mês de setembro com alta de 0,77%, informou nesta segunda-feira o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função dos bons preços obtidos no mercado interno e das menores quedas dos preços nos mercados internacionais, mesmo com a valorização do real.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, dez apresentaram crescimento nos preços (algodão, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho, aves e suínos). No segmento dos vegetais, apesar da queda nos preços de seis produtos, a alta na cotação de oito itens gerou uma elevação de 2,95% no índice do grupo. No segmento animal, mesmo com o crescimento nas cotações de aves e suínos, houve uma variação negativa de 3,15%.

Entre as altas, destaque para o feijão, que subiu 64,71%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a batata, que registrou queda de 36,62%.

A pesquisa aponta ainda que, em 2004, a variação acumulada do IPR foi de 2,93%, em comparação com 10,25% do IGP-M e 4,82% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam uma leve recuperação do poder de troca dos agricultores, ainda com perdas de 7,32 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 1,89 pontos percentuais em relação ao IPC-Fipe.

Segundo os pesquisadores do IEA, em 2004, dez produtos apresentaram crescimento nos preços, com destaque para batata, café, cebola, feijão, tomate e suínos que tiveram aumento acumulado superior a 20%. No mesmo período, nove produtos apresentaram reduções nos preços. Amendoim, arroz, laranja e ovos tiveram queda acumulada superior a 20%.

De acordo com o instituto, no acumulado dos últimos 12 meses, os preços agrícolas apresentaram variação positiva de 5,28%. No período, os destaques foram a cebola, a batata e o tomate. Este último, em função da menor oferta, teve uma elevação de 217% nos preços.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de setembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.