Agricultura: Preços agrícolas crescem 0,15% em outubro

Dos 19 produtos pesquisados, quatro apresentaram aumento no preço

qui, 04/11/2004 - 11h29 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) subiu 0,15% em outubro, 0,62 ponto percentual a menos do que em setembro. Os preços agrícolas mantiveram leve tendência de alta em função de uma forte desaceleração de suas cotações nos últimos dez dias, do aumento da oferta interna, da queda de preços nos mercados internacionais e da valorização do real, é o que aponta o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dos 19 produtos pesquisados, quatro apresentaram aumento no preço (cana-de-açúcar, laranja, boi e ovos). Entre os vegetais, a alta nos preços de dois produtos, mesmo com a queda em outros nove, gerou elevação de 0,15% no índice do grupo. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de boi e de ovos gerou a variação positiva de 0,14% nos preços do grupo. O resultado final foi o aumento de 0,15% no índice geral de preços agrícolas em outubro.

Também com este levantamento, foi feito uma avaliação dos preços agrícolas neste ano, até outubro. Em 2004, a variação acumulada do IPR foi de 3,08%, em comparação com 10,69% do IGP-M e 5,25% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica lenta recuperação do poder de troca dos agricultores, ainda que com perdas de 7,61 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 2,17 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

No ano, dez produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para batata, café, cebola, feijão e suínos que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já banana, cana-de-açúcar, aves, boi e leite registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto nove produtos tiveram reduções no preço, dos quais seis com mais de 20% (algodão, amendoim, arroz, laranja, soja e ovos) (ver tabela).

Informações completas com gráficos estão disponibilizadas no site www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.