Agricultura: Preços agrícolas começam em alta em março

Dos 19 produtos analisados, onze apresentaram crescimento de preço

qua, 12/03/2003 - 19h22 | Do Portal do Governo

A variação dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de março de 2003 foi de 0,97%, apresentando uma alta de 0,19 ponto percentual em relação ao mês de fevereiro. Nesta quadrissemana o índice de preço agrícola continuou mantendo-se em alta.

Dos 19 produtos analisados na primeira quadrissemana de março de 2003, onze apresentaram crescimento de preço (algodão, amendoim, banana, cana-de-açúcar, cebola, soja, tomate, trigo, aves, boi gordo e suíno) e sete tiveram redução de preço (arroz, batata, café, feijão, laranja, milho e ovos). Sendo que o destaque de alta foi o preço do tomate (+69,12) e o de queda foi feijão (-14,06%).

Nesta primeira quadrissemana de março observou-se uma queda nos preços dos produtos dos subgrupos dos grãos e frutas e alta nos das olerícolas dos produtos de origem vegetal, fazendo com que o grupo desses produtos tivesse uma alta de preço de 1,15%; verificou crescimento dos preços do boi gordo, aves e ovos e queda no do suíno dos produtos de origem animal, elevando o preço do grupo em 0,60%; o que originou em um crescimento no índice geral de 0,97%(IPR).

Nesta quadrissemana observou-se uma forte queda nos preços do café nos mercados internacionais, devido à instabilidade provocada na possibilidade de guerra no Iraque, o que afetou os preços recebidos pelos produtores.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A