Agricultura: Preços agrícolas com queda de 1,46% na 1ª quadrissemana de janeiro

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço

seg, 10/01/2005 - 14h24 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 1,46% na primeira quadrissemana de janeiro de 2005, com perda de 3,79 pontos percentuais em relação ao mês de dezembro de 2004. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) sofreu forte pressão dos produtos de origem animal neste início de ano, conforme levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço (batata, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho e trigo), enquanto onze tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, banana, soja, tomate, aves, boi, leite, ovos e suíno). O destaque de alta foi o preço do café (+14,52%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu nas aves-frango (-21,88%). Segundo análises do IEA, o preço do frango (aves) que tinha apresentado forte recuperação no final de 2004 teve forte reversão na tendência nas suas cotações, em função da fraca demanda neste início de ano, influenciado pelas férias, onde o consumo interno se retrai.

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos grãos, das frutas e da cana-de-açúcar puxou o preço do grupo em 1,51%, apesar da redução nas cotações das olerícolas. Já no segmento animal, a queda nas cotações de todos os produtos, reduziu o preço do grupo em 6,80%. O resultado foi a queda de 1,46% no índice geral (IPR).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.