Agricultura: Preços agrícolas caíram 1,42% na primeira quadrissemana de junho

Relatório completo está disponível no site www.iea.sp.gov.br

seg, 13/06/2005 - 15h47 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 1,42% na primeira quadrissemana de junho de 2005, com perda de 0,66 ponto percentual em relação ao mês de maio. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de queda, em função da baixa nos preços dos produtos de origem vegetal, mesmo com a alta nas cotações dos produtos de origem animal, informou nesta segunda-feira o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dos 19 produtos analisados, seis apresentaram crescimento no preço (amendoim, cebola, feijão, aves, leite e ovos), enquanto 11 tiveram reduções (algodão, arroz, batata, café, laranja, milho, soja, tomate, trigo, boi e suínos). O destaque de alta foi o preço da cebola (+16,07%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na batata (-37,89%).

Entre os produtos de origem vegetal, a queda nos preços de todos o subgrupos reduziu o preço do grupo em 3,56%. Já no segmento animal, a alta nos preços de aves, leite e ovos, compensou o recuo nas cotações de boi e suínos e elevou o preço do grupo em 2,45%. O resultado foi a queda de 1,42% no índice geral (IPR).

O relatório completo está disponível no site www.iea.sp.gov.br.