Agricultura: Preços agrícolas caem menos na segunda quadrissemana de fevereiro

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram alta no preço

seg, 16/02/2004 - 16h03 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram variação negativa de 0,42% na segunda quadrissemana de fevereiro, com recuperação de 1,48 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de janeiro.

Na segunda quadrissemana de fevereiro, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos na segunda quadrissemana de fevereiro, foi o seguinte:

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), porém, manteve a tendência de queda. Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço (arroz, banana, batata, café, cebola, aves e ovos), enquanto oito tiveram reduções (cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho, soja, tomate, boi e suínos) e outros quatros mantiveram-se estáveis. O destaque de alta foi, mais uma vez, o preço da batata (+66,67%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada no tomate (-29,30%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de frutas e olerícolas foi mais que compensado pela diminuição nos preços dos grãos, fazendo com que o preço do grupo recuasse 0,99%. Já no segmento animal, a retração nas cotações de boi e suínos não impediu a subida de 0,60% no preço do grupo, devido ao aumento nos preços de aves e ovos e à estabilidade no preço do leite. O resultado foi a redução de 0,42% no índice geral (IPR).

O preço do feijão, cuja colheita da safra das águas do ano agrícola 2003/04 está na fase final, apresentou expressiva queda (-17,65%), em função da maior disponibilidade do produto e do baixo nível da demanda.

Na segunda quadrissemana de fevereiro, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

Nelson Batista Martin
Instituto de Economia Agrícola
C.A.