Agricultura: Preços agrícolas caem menos na primeira quadrissemana de abril

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço

seg, 12/04/2004 - 22h01 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 0,35% na primeira quadrissemana de abril de 2004, com recuperação de 0,08 ponto percentual em relação ao mês de março. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresenta, assim, pequena tendência de baixa.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (algodão, banana, café, cebola, milho, soja, trigo, leite e suínos), enquanto sete tiveram reduções (amendoim, batata, cana-de-açúcar, feijão, tomate, aves e ovos). O destaque de alta foi o preço da banana (+13,33%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada nas aves (-13,04%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, apesar do recuo nos preços das olerícolas, fez com que o preço do grupo subisse 1,05%. Já no segmento animal, a alta nos preços de leite e suínos, devido à diminuição nas cotações de aves e ovos, não impediu que o preço do grupo caísse 2,88%. O resultado foi a redução de 0,35% no índice geral (IPR).

O preço do frango (aves) continuou em queda livre em abril, em função do maior alojamento de aves, do baixo poder aquisitivo dos consumidores e do período da quaresma, mesmo com a expansão das exportações. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.