Agricultura: Preços agrícolas caem 1,80%

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola

seg, 26/09/2005 - 10h07 | Do Portal do Governo

Mesmo com a recuperação de 1,79 ponto percentual em relação a semana anterior, os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de setembro com baixa de 1,80%, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com o relatório do Instituto, apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de baixa em função do recuo dos preços dos produtos de origem vegetal e principalmente dos de origem animal, bem como da intensificação da valorização do real.

Em relação aos produtos vegetais, a redução no preço do subgrupo dos grãos, mesmo com a alta das frutas e olerícolas, levou à queda de 1,11% no preço do grupo. Já no segmento dos produtos de origem animal, o recuo nas cotações de boi, leite e ovos fez com que o preço do grupo caísse 3,04%. O resultado foi a redução de 1,80% no índice geral.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, seis apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, cebola, tomate, aves e suínos), enquanto dez tiveram reduções (amendoim, batata, café, feijão, milho, soja, trigo, boi, leite e ovos).

Entre as altas, destaque para a cebola, que subiu 20% nesta terceira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para os ovos que caíram 16,13%.

O relatório completo sobre os preços agrícolas na terceira quadrissemana de setembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura