Agricultura: Preços agrícolas caem 1,37% na primeira quadrissemana de maio

nd

sex, 17/05/2002 - 15h41 | Do Portal do Governo

No caso dos produtos de origem animal, o leite teve aumento de preço, o que não impediu que o preço do grupo caísse 2,78%. O resultado foi o recuo de 1,37% no índice geral IPR, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O leite, que está iniciando o período da entressafra, apresentou forte subida de preço neste início de mês.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), apresentou ganho de 2,95% em relação ao mês de abril. Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram reduções de preços (café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, tomate, boi gordo, ovos e suínos), enquanto oito produtos tiveram acréscimos (algodão, arroz, banana, batata, milho, soja, trigo e leite). Os preços do amendoím e das aves mantiveram-se estáveis. Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, destacou-se a batata (30,77%). A maior queda foi a do tomate (-30,24%).

Em relação aos produtos vegetais observou-se alta nos preços dos subgrupos dos grãos e das olerícolas, compensada por diminuição nos preços das frutas, fazendo com que o preço do grupo tivesse redução de 0,61%.