Agricultura: Preços Agrícolas caem 0.98%

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola

seg, 22/08/2005 - 11h31 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de agosto com redução de 0,98%, 1,44 ponto percentual menos em relação a quadrissemana anterior, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) não sustentou a alta anterior e voltou a cair em função da redução nos preços dos produtos de origem vegetal e animal, além da tendência de baixa nas cotações internacionais das commodities.

Segundo pesquisadores do IEA, mesmo com a alta nos preços das frutas e da cana-de-açúcar, a redução nas cotações dos subgrupos de grãos e olerícolas fez com o preço do grupo caísse 1,46%. Já no segmento animal, o recuo nos preços de boi e ovos levou o preço do grupo à queda de 0,12%, resultando na retração de 0,98% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, sete apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, cana-de-açúcar, laranja, aves, leite e suínos), enquanto doze tiveram reduções (algodão, amendoim, batata, café, cebola, feijão, milho, soja, tomate, trigo, boi e ovos).

Entre as altas, destaque o preço das aves, que subiu 7,14% nesta terceira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o tomate, que caiu 36,25%.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura