Agricultura: Preços agrícolas caem 0,47%

Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Economia Agrícola

seg, 11/07/2005 - 11h04 | Do Portal do Governo

Com perda de 0,27 ponto percentual em relação ao mês de junho, os preços agrícolas registraram queda de 0,47% na primeira quadrissemana de julho, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de queda em função da baixa nos preços dos produtos vegetais e animais bem como das cotações internacionais das commodities.

Segundo pesquisadores do IEA, os produtos do segmento vegetal, apesar do bom desempenho dos subgrupos dos grãos e das frutas, apresentaram queda de 0,60% devido a forte redução nos preços do subgrupo das olerícolas. Já no segmento animal, o recuo nas cotações dos ovos e leite levou a queda de 0,24% no preço do grupo. O resultado foi o recuo de 0,47% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, sete apresentaram crescimento nos preços (algodão, amendoim, feijão laranja, milho, boi e suínos) enquanto nove tiveram reduções (arroz, banana, batata, café, soja, tomate, trigo, leite e ovos).

Entre as altas, destaque para os preços do amendoim e do algodão que subiram, nesta primeira quadrissemana, 22,99% e 18,22%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a batata, que apresentou queda superior a 30%.

O relatório completo sobre os preços agrícolas na primeira semana de julho está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura