Agricultura: Preços agrícolas caem 0,43% em março

Dos 19 produtos analisadas, sete fecharam o mês em baixa, 10 tiveram aumento e dois encerraram o período com preços estáveis

seg, 05/04/2004 - 12h03 | Do Portal do Governo

O índice de preços agrícolas recebidos pelos produtores paulistas (IPR) fechou o mês de março com variação negativa de 0,43%, praticamente a mesma queda registrada em fevereiro (0,46%), informou nesta segunda-feira, 5 de abril, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo os pesquisadores do IEA, a desvalorização é atribuída, principalmente, “à entrada da safra de verão no mercado e ao enfraquecimento da demanda interna, ocasionado pela queda do poder aquisitivo da população. A valorização do real frente ao dólar, que deixou as exportações menos competitivas, também contribuiu para o recuo.

Dos 19 produtos analisadas, sete fecharam o mês de março em baixa (amendoim, arroz, batata, cana-de-açúcar, laranja, aves, ovos) e 10 tiveram aumento (algodão, banana, cebola, feijão, milho, soja, tomate, trigo, boi gordo, suínos). Dois produtos — café e leite — encerraram o período com preços estáveis.

Os produtos agrícolas que tiveram as queda mais expressivas foram: aves (10,71%), amendoim (7,06%), ovos (6,67%) e laranja (5,49%). Entre as altas, destaque para: soja (19,35%), feijão (18,52%), tomate (14,29%), suínos (11,90%) e cebola (12,50%).

O comportamento dos preços agrícolas por grupo de produtos apontou uma queda de 2,08% no segmento animal, puxada pela redução nas cotações de aves e ovos. Já o setor de produtos vegetais fechou o mês com variação positiva de 0,48%, gerada pela alta nos preços de oito produtos.

Da Secretaria da Agricultura