Agricultura: Preços agrícolas caem 0,27% em outubro

Relatório é do Instituto de Economia Agrícola (IEA)

ter, 01/11/2005 - 16h15 | Do Portal do Governo

Com perda de 0,61 ponto percentual em relação a setembro, os preços agrícolas fecharam o mês de outubro com baixa de 0,27%, informou nesta terça-feira o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) voltou a apresentar tendência de baixa em função da redução nos preços dos produtos de origem animal, ocasionada pela crise da febre aftosa e de seus efeitos nos mercados de carne bovina e suína, assim como da gripe aviária, que tem reduzido as demandas interna e externa. Segundo o IEA, outro fator que contribuiu para a queda foi a redução nas cotações da soja no mercado internacional.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, cinco apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, laranja e boi). No segmento dos vegetais, a alta na cotação de quatro itens gerou uma elevação de 0,15% no índice do grupo. No segmento animal, a queda na cotação de três produtos e a redução na recuperação do preço do boi devido à aftosa reduziram em 1,01% o preço do grupo. O resultado final foi a queda de 0,27% no índice geral de preços no mês de outubro, o que, segundo o IEA, frustrou a recuperação que se manifestou nas três primeiras quadrissemanas do mês.

A pesquisa aponta ainda que, em 2005, a variação acumulada do IPR foi de 2,49%, em comparação com 0,81% do IGP-M e 3,89% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam ganho do poder de troca dos agricultores de 1,68 ponto percentual em relação ao IGP-M mas perda de 1,40 ponto percentual frente ao IPC-Fipe.

Segundo os pesquisadores do IEA, em 2005, seis produtos apresentaram crescimento nos preços, dos quais a cebola com aumento acumulado superior a 20%. No mesmo período, 13 produtos apresentaram reduções nos preços. Algodão, arroz, ovos e suínos tiveram queda acumulada superior a 20%.

De acordo com o instituto, no acumulado dos últimos 12 meses, os preços agrícolas apresentaram variação positiva de 6,63 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 3,84 pontos percentuais em relação ao IPC-Fipe. No período, os destaques foram a cana-de-açúcar, o café e a laranja. Este último, em função das cotações do suco de laranja na bolsa de Nova York, devido à forte redução da produção norte americana e à queda na produção paulista, associadas à perdas recentes da safra americana, ocasionadas pelos furacões de outubro, permaneceu como um dos destaques de alta, com elevação de 23,48% no acumulado de 12 meses.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de outubro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura